Estou devendo a faculdade e não tenho como pagar: o que fazer?
Se você está devendo a faculdade e não tem como pagar, é preciso entender seus direitos, analisar o que pode acontecer e buscar negociações vantajosas para se livrar da situação.
Um em cada três estudantes do ensino superior tinha dívida em atraso com alguma faculdade do país em 2024, revelou pesquisa da Sponte/Linx. Portanto, você não está sozinho nessa situação, o importante é manter a calma para encontrar uma solução.
Por isso, continue a leitura para saber se é possível retirar o diploma em inadimplência, além de entender como o Pagou Fácil pode te ajudar a negociar e quitar seus débitos com praticidade e segurança!
Por Pagou Fácil

Sumário
- O que fazer se estou devendo a faculdade e não tenho como pagar?
- Estou devendo a faculdade, posso pegar meu diploma?
- O que acontece se não pagar a dívida da faculdade?
- Quantos dias pode atrasar a mensalidade da faculdade?
- Como prosseguir se a faculdade não quer fazer acordo?
- Dívida de faculdade entra no Desenrola Brasil?
- Negocie suas dívidas de faculdade com o Pagou Fácil
O que fazer se estou devendo a faculdade e não tenho como pagar?
- Avalie sua situação financeira e anote tudo o que você deve: quanto, para quem e com quais condições. Assim, fica mais fácil enxergar sua situação e focar no que é mais urgente;
- Busque alternativas de financiamento ou bolsas: veja se existem programas de financiamento estudantil, bolsas de estudo ou descontos oferecidos pela sua faculdade para aliviar seu aperto financeiro;
- Considere o trancamento do curso: se não for possível continuar pagando as mensalidades de jeito nenhum, o trancamento temporário do curso pode ser uma boa opção para evitar o acúmulo de dívidas;
- Evite ignorar a dívida: deixar de pagar ou ignorar a dívida pode agravar a situação, te deixando passível de receber cobranças judiciais e até mesmo restrições no seu nome;
- Negocie quanto antes: entre em contato com a faculdade para tentar renegociar os valores devidos. Muitas vezes, é possível obter descontos ou parcelamentos que se adequem ao seu orçamento;
- Conte com ajuda especializada: com o Pagou Fácil, você consegue negociar sua dívida estudantil pela internet, de forma simples e sem enrolação.
Conectamos você diretamente com a instituição, oferecendo condições mais flexíveis de pagamento, com descontos, parcelamentos e opções que cabem no seu bolso.
E o melhor: tudo de forma segura, com total controle do processo na palma da sua mão!
Estou devendo a faculdade, posso pegar meu diploma?
As instituições de ensino não podem reter documentos acadêmicos, como diplomas e históricos escolares, por causa da inadimplência.
Ou seja, a legislação garante o seu direito de solicitar e receber seu diploma, mesmo que esteja devendo.
O que acontece se não pagar a dívida da faculdade?
Se você optar por não fazer o pagamento das mensalidades em atraso, pode enfrentar diversas consequências. Acompanhe!
- Cobranças extrajudiciais: a instituição pode encaminhar uma notificação para cobrar os valores devidos;
- Inclusão do nome em cadastros de inadimplentes: é possível que você fique com o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito;
- Ações judiciais: a faculdade pode ingressar com processos legais para cobrar a dívida judicialmente;
- Restrição de serviços: você pode ser impedido de realizar rematrículas ou acessar alguns serviços acadêmicos.
Dívida de faculdade pode bloquear conta?
Se a dívida virar um processo na Justiça, o juiz pode determinar o bloqueio das contas bancárias para garantir o pagamento da dívida.
Porém, isso acontece somente depois que o processo passa por todas as etapas legais. Ou seja, não é uma medida imediata.
Dívida de faculdade pode penhorar bens?
Sim. Quando a dívida vai para a Justiça e nenhum acordo é firmado, o juiz pode autorizar a penhora de bens. Com isso, algumas posses (casa, carro, entre outros) podem ser usadas para quitar o valor devido.
Entretanto, existem limites legais para isso acontecer, assim como uma lista de bens considerados impenhoráveis, como o único imóvel da família, por exemplo.
Consultar dívidas gratuitamente
Dívida de faculdade caduca depois de 5 anos?
Sim, após cinco anos, a dívida caduca. Então, a instituição perde o direito de cobrar o valor judicialmente.
Por outro lado, a cobrança em aberto não deixa de existir e ainda pode constar em cadastros internos da instituição e dificultar futuras negociações. Por isso, é interessante avaliar se vale a pena pagar a dívida caducada.
Quantos dias pode atrasar a mensalidade da faculdade?
As faculdades geralmente permitem um atraso de até 30 dias antes de tomar medidas mais severas, como a negativação do nome ou o impedimento de matrícula.
Por isso, é importante verificar o contrato e as políticas da instituição para entender os prazos específicos da sua faculdade.
Como prosseguir se a faculdade não quer fazer acordo?
Caso a instituição se recuse a negociar a dívida, você pode:
- buscar auxílio no Procon — o órgão pode mediar a negociação entre você e a faculdade, buscando uma solução;
- procurar assessoria jurídica — um advogado especialista em questões financeiras pode orientá-lo sobre seus direitos e possíveis ações legais;
- utilizar plataformas de negociação — ferramentas especializadas em limpar nome, como o Pagou Fácil, podem intermediar acordos com a instituição.
Dívida de faculdade entra no Desenrola Brasil?
Sim. Dívidas estudantis e educacionais podiam ser incluídas no Programa de Renegociação de Créditos Inadimplidos criado pelo Governo Federal, desde que cumprissem alguns critérios.
Porém, o programa foi encerrado em maio de 2024, e atualmente não é mais possível renegociar dívidas por meio dessa iniciativa.
A boa notícia? Ainda dá tempo de buscar outras alternativas para resolver sua situação financeira. Plataformas como o Pagou Fácil oferecem caminhos mais rápidos e descomplicados, com descontos e parcelamentos especiais — tudo feito de forma 100% online.
Negocie suas dívidas de faculdade com o Pagou Fácil
O Pagou Fácil é uma plataforma online que facilita a negociação de dívidas com diversas instituições, oferecendo condições acessíveis e sem burocracia.
Com o nosso suporte, você pode consultar CPF e regularizar sua situação financeira em poucos passos, de forma prática, transparente e segura.
- Negociação 100% online: realize todo o processo sem sair de casa.
- Descontos atrativos: consiga condições especiais para quitar as suas dívidas.
- Segurança: seus dados são protegidos durante todo o processo.
- Rapidez: em poucos minutos, você pode finalizar a negociação.
Se livrar da sua dívida com a faculdade é possível com o Pagou Fácil, confira as ofertas disponíveis para você!