Consultar a carteira de trabalho pelo CPF: saiba onde ver e acessos

Você pode consultar a carteira de trabalho pelo CPF por meio do portal Gov.br, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site da Secretaria do Trabalho. 

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) reúne todas as informações sobre os vínculos de emprego e acontecimentos relevantes da trajetória profissional do trabalhador.

Neste artigo, vamos te mostrar como descobrir o número da CTPS, qual a finalidade deste documento, como realizar o registro na carteira de trabalho e outras informações importantes. Continue a leitura para entender todos os detalhes sobre o assunto!

Por Pagou Fácil

Pessoa segurando uma carteira de trabalho

Sumário:

Como descobrir o número da carteira de trabalho pelo CPF?

Se você perdeu ou não se lembra do número da sua carteira de trabalho, não há motivo para preocupação. Consultar número da carteira de trabalho pelo CPF é mais fácil do que você imagina. A Carteira de Trabalho Digital utiliza o mesmo número do seu CPF para acesso.

Consultar carteira de trabalho pelo portal do Gov.br

  1. Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego e clique no botão “Entrar com Gov.br”.
  2. Informe seu CPF e a senha cadastrada, depois clique em “Continuar”.
  3. Você será direcionado para uma página com diversos serviços disponíveis. Localize e clique em “Carteira de Trabalho Digital”.
  4. Nessa área, você poderá visualizar suas informações pessoais (nome completo, CPF, data de nascimento, entre outras), além dos últimos vínculos empregatícios e a lista de contratos de trabalho.
  5. Na mesma página, está disponível a opção “Imprimir carteira”, em um botão azul. Ao clicar, é possível detalhar cada contrato e gerar um arquivo PDF do documento. 

Consultar carteira de trabalho pelo aplicativo

  1. Primeiro, baixe o app “Carteira de Trabalho Digital” na Play Store ou Apple Store.
  2. Após a instalação, abra o aplicativo e clique em “Entrar com Gov.br”.
  3. Digite seu CPF e senha cadastrada para realizar o login.
  4. Acesse a seção de contratos de trabalho para visualizar todos os vínculos registrados.
  5. Além dos contratos, o app também permite consultar benefícios como abono salarial e Seguro-Desemprego. Além disso, é possível solicitar crédito do trabalhador, entre outros serviços disponíveis.

Consultar a carteira de trabalho pelo site da Secretaria do Trabalho

  1. Acesse o endereço eletrônico do MTE.
  2. Clique em “Entrar com Gov.br”.
  3. Informe seu CPF e senha, posteriormente selecione “Continuar”.
  4. No campo de busca, digite “Carteira de Trabalho Digital”.
  5. Na primeira opção, clique em “Iniciar”.
  6. Mais uma vez, selecione “Entrar com Gov.br” para acessar as informações.
  7. Na tela seguinte, você poderá visualizar seus dados pessoais, últimos vínculos empregatícios, e a lista de empregos registrados na carteira.
  8. Você também encontra a opção “Imprimir”, sendo possível gerar o PDF da sua CTPS. 

Como descobrir o número do PIS ou do NIS?

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (Número de Identificação Social) são registros importantes usados para identificar o trabalhador e garantir seus direitos trabalhistas e sociais.

Embora o número do PIS e do NIS seja o mesmo, suas finalidades são distintas: o PIS é utilizado para identificar trabalhadores com carteira assinada (CLT), enquanto o NIS é voltado ao acesso a programas e benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Veja como saber o número do PIS e do NIS.

  • Carteira de Trabalho — na carteira digital, é possível consultar o número do PIS/NIS costuma aparecer na área de dados do trabalhador; já na versão física, esse dado consta nas páginas iniciais, próximo aos dados pessoais;
  • Meu INSS — o número do PIS/NIS fica na seção de informações pessoais do seu perfil;
  • Meu CadÚnico — nesse portal, você acessa o número do NIS ou PIS pelo CPF.
  • Extrato do FGTS — o número do PIS/NIS encontra-se no topo do documento. Ele pode ser acessado por meio do app do FGTS;
  • CadÚnico — você pode consultar o número do NIS e do PIS no aplicativo ou pelo endereço do CadÚnico na internet;
  • Cartão Bolsa Família — o número do NIS e do PIS encontra-se registrado no cartão, abaixo do nome do titular. 

O que é e para que serve a CTPS?

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento que registra toda a trajetória empregatícia do trabalhador, incluindo informações sobre admissões, desligamentos, cargos ocupados e demais dados relevantes.

Além de documentar e experiência profissional, ela também oficializa o vínculo empregatício entre o trabalhador e a empresa, garantindo acesso aos direitos trabalhistas. 

Já a versão digital da carteira de trabalho, além de reunir todas essas informações, oferece mais praticidade nos processos de admissão e atualização cadastral. Ela facilita o acompanhamento de benefícios, remunerações e vínculos ativos, além de disponibilizar serviços de forma centralizada, segura e acessível.

Como fazer a carteira de trabalho?

Atualmente, a carteira de trabalho é emitida majoritariamente no formato digital. A versão impressa só é fornecida em situações excepcionais, geralmente para registrar os vínculos empregatícios anteriores à implantação do modelo atual. Para obtê-la, basta preencher o formulário disponível no portal do Ministério do Trabalho e Emprego.

Todos os cidadãos com mais de 14 anos podem solicitar a carteira de trabalho digital. O único documento exigido é o número do CPF. O processo é simples, gratuito e leva cerca de 10 minutos. 

Veja como emitir a carteira de trabalho digital:

  1. Crie uma conta autenticada no portal Gov.br.
  2. Instale o app Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android ou IOS
  3. Abra o aplicativo no seu smartphone e, posteriormente, clique em “Entrar com o Gov.br”.
  4. Digite seu CPF, clique em “Continuar” e digite a senha cadastrada.

Pronto! Você já tem acesso à sua carteira de trabalho digital, com todos os seus dados profissionais registrados. 

Como descobrir se uma pessoa tem carteira assinada?

Essa é uma informação de caráter pessoal e sigiloso, portanto, não existe uma base pública que permita verificar se alguém tem registro em carteira apenas com o CPF.

Contudo, se o próprio trabalhador deseja confirmar se está devidamente registrado, ele pode consultar os seguintes canais:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital — apresenta os contratos de trabalho ativos e encerrados;
  • Extrato do FGTS — consta informação sobre os depósitos realizados pelo empregador. O acesso pode ser feito pelo site FGTS ou no aplicativo da Caixa Econômica Federal;
  • Holerites — os descontos do INSS confirmam se há vínculo empregatício;
  • e-Social — acessando o e-Social é possível visualizar os registros ativos.

Como realizar o registro da carteira de trabalho?

Se você é empregador e deseja registrar seus funcionários na carteira, o primeiro passo é cadastrar sua empresa no sistema e-Social. Em seguida, com o número do CPF dos trabalhadores em mãos, cadastre cada um na plataforma. Mas, se atente ao prazo: o registro na CTPS digital deve ser feito em até 5 dias úteis após a data de admissão. 

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